O Play da Inteligência no mundo dos negócios e as pirâmides dos Valores

Com as crises econômicas estabelecidas por políticas de concentração de renda historicamente no cenário econômico, de modo irreversível do primeiro mundo para cá, o Marketing e o Data Science junto com o CMO – Chief Marketing Officer(Diretoria de Marketing), vem ganhando força muito mais do que o Analytics dos CEOs(Presidência), dado que as concorrências aumentam na maioria dos mercados, e se acirra mais nos grandes mercados com as grandes empresas tanto interna quanto externamente, com alguns players até saindo do país, pois o play fica tão predador, que não compensa para alguns deles e até desistem. Como resposta a concentração de renda do varejo para as multinacionais, o pequeno e médio negócio, migraram para o e-commerce, representando mais de 70% dele nas mãos dos pequenos e médios empresários e em Mobiles. Os crimes eletrônicos e a ideologia Hacker, também acabam por comprometer a venda de PCs, principalmente no Brasil, o que também empobrece o conteúdo da rede mundial um pouco, hoje nas mãos de grandes agências de conteúdo, que acreditam controlar até mudanças políticas, muito embora as pirâmides de Maslow não consigam mentir tanto no dia-a-dia dos noticiários dos programas de jornalismo criminal, ainda mesmo que com o povo sedado por meio de drogas lícitas e ilícitas como parte do baralho deste “poker” social e atuário…

Resultado de imagem para pirâmide de maslow

(Piramide de Maslow – Fonte Google Imagens).

As tecnologias de BI e de internet, atingiram o State-of-Art, o apogeu da existência humana, temos tantos dados na rede e nunca o homem chegou tão perto de conhecer todas as invenções do mundo, a ausência de coesão é prejudicial, mas demonstra a riqueza que este tablado vem despontando, nunca dantes visto na história da humanidade: É um fenômeno sem precedentes. Só o Youtube, tem toda a cultura humana na ponta do seu site e a poucos clicks. Um grande legado que ele deixa a existência humana já hoje.

Pirâmide completa, com exemplos de soluções de BI que geram conhecimento sobre o negócio.

(Pirâmide completa, com exemplos de soluções de BI que geram conhecimento sobre o negócio – Fonte Geek BI).

Se podemos ter Quad Cores e até mais, softwares de BI como a linha Oracle e o Excel e seus Powers query, pivot e BI, temos o Qlikview Sense e o Tableaux, que provêem grandes acessos a dados sob as mais diversas perspectivas e até paradigmas. Estes aumentam a responsabilidade do homem de TI e de decisão, pois o seu poder aumenta e são capazes de errar numa decisão de segundos o que uma empresa leva anos para conseguir. É o mesmo que tentar bater a mesma meta da capital no interior, algo impossível… Então o homem bem informado é mais indispensável até do que qualquer uma das ferramentas e máquinas por melhor e mais privilegiada que seja, sem nostalgia.

Nesta guerra da inteligência no mundo dos negócios, há um vazio muito grande de conteúdo e de coesão de Ciência, de Estado de Direito, justiça econômico e social, dada as composições de corporativismos para a abertura de uns mercados em detrimento dos outros, que também sabem que agindo desta maneira afastam as concorrências mais inteligentes. Esta falta de inteligência maior vem fazendo com que ficamos a mercê de inteligências menos favorecidas de valores, aumentando ainda mais as crises e a degradação dos Estados Democráticos de Direito, principalmente. Caímos muito mesmo com toda esta informação e cultura disponíveis por não termos uma estrutura mais humana do que corporativa. Precisamos sim deste Estado-de-arte do BI, destas informações e dos mercados mundiais, mas precisamos também do resgate dos valores e a luta por valores maiores e mais humanos, pois como dito a pirâmide de Maslow não mente e vai nos cobrando uns aos outros pouco a pouco, quer acreditemos ter inteligências ou não.

A pirâmide de relacionamento de dados crús ao conhecimento. O conhecimento aumenta conforme trabalhamos os dados crús.

(A pirâmide de relacionamento de dados crús ao conhecimento. O conhecimento aumenta conforme trabalhamos os dados crús – Fonte Geek BI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *