Google Trends BI Agora!

Olá Pessoal,

Acessando https://www.google.com.br/trends/ você consegue muitas informações das bases de dados tanto de mercados verticais quanto de horizontais e passa a realizar pesquisas de mercado, caríssimas, a um custo zero! Não é bacana? E você tem noções de mercados brasileiros e internacionais, num determinado período. O único inconveniente dele é tal qual o Facebook e da Mídia em Geral, quem atualiza os dados é o mercado, é que devido movimentos de política e de corporativismos, como por exemplo saber da queda demanda de PCs no mundo, que são dados estratégicos, alguns países não fornecem os dados, e então, para se saber qual a relação disto com o fato de o Brasil ser considerado como o país do maior número de Hackers do planeta, temos que buscar outras fontes de dados, outros termos e etc. Ok?

Dito isto e com resiliência nas fontes, temos também outras opções como os dados abertos brasileiros e mundiais, temos um IBGE e IPEA melhores,  agora voltando ao trends, que repito é ótimo e isto não o desabona, para saber sobre uma palavra chave para o Facebook, uma campanha de sucesso, uma rede de afiliados, market place, por exemplo, além das ferramentas específicas do Adwords, você tem esta brilhante opção. Para saber como um negócio é e muitas vezes a quem ele se destina? Se é rentável, usual ou não? Já ajuda e muito aos pequenos negócios, que não podem pagar empresas renomadas nisto como a AC-Nielsen e seus grandes sábios do mercado publicitário…

O acesso tanto melhorou que você pode comparar duas variáveis como por exemplo, se preciso comparar os termos Data Analytics, onde quem os demanda são so CEOs da empresa, os executivos, com as Ações de Marketing, aonde quem demanda é a diretoria de marketing. Comparamos duas variáveis: Data Analytics em Azul e Data Science em vermelho, como no exemplo abaixo, percebemos que na evolução da crise atual, houve uma demanda maior por Marketing, denotando um aumento de concorrência signicativamente maior tanto para executivos quanto para Marketing:

Saindo da minha área, que sou suspeito para falar e interessado claro, em vender o meu peixe… Podemos então saber as coisas da vida, sobre o porque que um UBer pode realmente acabar com os taxistas no Brasil, comparando com mercados como o Americano, aonde isto realmente ocorreu…

Você deve analisar os seus dados para conhecer melhor a sua microregião ou mesmo região de atuação, mudando de Bases Relacionais para Multidimensionais, fazer um ETL, um Data Warehouse e até um Data Mart de departamentos, aconselho fortemente a isto, mas com uma ferramentas destas, você já pode traçar um plano, uma estratégia. Para isto e para muitas outras coisas pode contar comigo…

Abraços,

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *